Carlos Cesar Meirelles Vieira

Entrevista

Carlos Cesar Meirelles Vieira

Entrevista realizada no contexto do projeto "O petróleo na sociedade brasileira", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre setembro de 2004 e dezembro de 2006. O projeto visa à elaboração de um livro sobre a história do petróleo na sociedade brasileira, desde seus primórdios até a criação da ANP, no final da década de 1990, com ênfase na legislação elaborada ao longo do período. Esta entrevista subsidiou a elaboração do livro: "História social do petróleo no Brasil". / Regina da Luz Moreira e Sergio Tadeu Niemeyer Lamarão. Rio de Janeiro: s. e., 2005. Inédito. A escolha do entrevistado se justificou por sua atuação como Presidente do Conselho Nacional do Petróleo (1961 a 1964).
Forma de Consulta:

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Regina da Luz Moreira
Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão
Data: 11/11/2005
Local(ais):
Salvador ; BA ; Brasil

Duração: 3h5min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Carlos Cesar Meirelles Vieira
Nascimento: 20/8/1927; Salvador; BA; Brasil;

Formação: Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia em 1950.
Atividade: Advogado do Banco do Brasil (1952 a 1957 e de 1964 a 1976), Assistente Jurídico da CEPLAC (1957 a 1960), Chefe do Gabinete do Presidente do Conselho Nacional do Petróleo e depois Presidente (1961 a 1964), Assessor Jurídico e Consultor Jurídico Adjunto do Banco do Brasil (1976 a 1980), de 1985 em diante ocupou diversos cargos públicos.

Equipe

Levantamento de dados: Regina da Luz Moreira;Sérgio Lamarão;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Regina da Luz Moreira;Sérgio Lamarão;

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Fabrício Almeida;

Temas

Alcool;
Anos 1960;
Campanha do petróleo (1948-1953);
Combustíveis;
Comício da Central (1964);
Comissão parlamentar de inquérito;
Conselho Nacional do Petróleo;
Exploração de petróleo;
Governo Jânio Quadros (1961);
Governo João Goulart (1961-1964);
Indústria petroquímica;
Inflação;
Legislação;
Monopólio;
Petrobras;
Petróleo;
Presidencialismo;
Recursos naturais;
Regime militar;
Relações econômicas internacionais;
Walter Link;

Sumário

Entrevista: 11.11.2005

Fita 1-A: Considerações sobre o percurso histórico da legislação do petróleo; as tensões entre o Conselho Nacional do Petróleo (CNP) e a Petrobras na década de 1960; a assunção da presidência do CNP por Josaphat Marinho; as dificuldades financeiras da Petrobras; a questão do Relatório Link na Petrobras; os efeitos da regulamentação da exploração petroquímica na década de 1950; a contadoria do Banco do Brasil na questão das verbas; a gestão de Josaphat durante os governos de Jânio Quadros e João Goulart.
Fita 1-B: O comprometimento do CNP com o crescimento da Petrobras durante a gestão de Josaphat Marinho; a questão da importação do GLP e a relação com as empresas multinacionais; a assunção da presidência do CNP pelo entrevistado; as relações conflituosas do CNP no governo Jango; o episódio da demissão de Genísio Barroso da Petrobras por Gabriel Passos; a posição nacionalista da gestão da Petrobras.
Fita 2-A: O mercado distribuidor do setor petrolífero; a atuação da Petrobras como distribuidora nacional de produtos; a recepção de sua presidência; a integração entre os diferentes setores do CNP; a regulamentação do transporte de derivados do petróleo pelo CNP; a compra dos derivados da Petrobras pelas distribuidoras; a revisão do Imposto Único; a questão do óleo soviético e do óleo baiano nas refinarias.
Fita 2-B: A importação do óleo soviético pelas refinarias privadas; a campanha presidencialista de 1963 e os debates sobre o setor petrolífero; a atuação de Eliezer Batista como ministro das Minas e Energia; a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito envolvendo Albino Silva, presidente da Petrobras; o episódio de suspensão no Brasil da entrega de gás; as divergências internas quanto às políticas nacionalistas; as forças sindicais em contato com o CNP; considerações sobre a política de João Goulart; a questão inflacionária no setor petrolífero.
Fita 3-A: A equalização de preços dos combustíveis; a primeira auditoria sobre o Fundo de Fretes; a revisão da estrutura de preços de cada derivado; a relação do CNP com as unidades petroquímicas implantadas junto ao parque da Petrobras; a criação do Plano Nacional de Abastecimento e o Fórum Nacional de Debate de Política de Petróleo; a importação brasileira de óleo; a participação do CNP nas relações econômicas internacionais do setor petrolífero.
Fita 3-B: A Comissão Parlamentar de Inquérito do petróleo; a questão do monopólio de importação do petróleo; a encampação das refinarias; lembranças sobre o Comício da Central; a trajetória durante a ditadura militar; o processo de justa remuneração para o refino de Capuava.
Fita 4-A: Agradecimentos e considerações finais.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados