David Zylbersztajn I

David Zylbersztajn I

Entrevista realizada no contexto do projeto "O petróleo na sociedade brasileira", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre setembro de 2004 e dezembro de 2006. O projeto visa à elaboração de um livro sobre a história do petróleo na sociedade brasileira, desde seus primórdios até a criação da ANP, no final da década de 1990, com ênfase na legislação elaborada ao longo do período. Esta entrevista subsidiou a elaboração do livro: "História social do petróleo no Brasil". / Regina da Luz Moreira e Sergio Tadeu Niemeyer Lamarão. Rio de Janeiro: s. e., 2005. Inédito. A escolha do entrevistado se justificou por ser ex-Diretor da ANP.

Regina da Luz Moreira
Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão
Data: 8/12/2005
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: David Zylbersztajn
Formação:
Atividade: Ex-diretor da Agência Nacional do Petróleo. Professor do Instituto de Eletrotécnica da Universidade de São Paulo. Membro do Comitê Consultivo da União Européia para projetos de Energia na América Latina. Secretário de Energia na América Latina. Secretário de Energia do Estado de São Paulo.

Levantamento de dados: Regina da Luz Moreira;Sérgio Lamarão;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Regina da Luz Moreira;Sérgio Lamarão;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Gabriel Cardoso;

Atividade acadêmica;
Atividade profissional;
Conselho Nacional do Petróleo;
Monopólio;
Petróleo;
Política;
Rio de Janeiro (estado);
São Paulo;

Entrevista: 08.12.2005

Fita 1-A: a colaboração do entrevistado na formação da Agência Nacional do Petróleo (ANP); a criação da Comissão de Serviços Públicos e Energia de São Paulo; o trabalho do entrevistado na elaboração de programas de governo; comentários sobre as agências regulatórias; comentários sobre o monopólio do petróleo; comentários sobre a criação da ANP e a incorporação do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC); a experiência acadêmica do entrevistado; a atuação como secretário no governo de São Paulo; a volta ao Rio de Janeiro e o trabalho na ANP.
Fita 1-B: O trabalho e as indicações na ANP; a importância da indicação de pessoas altamente qualificadas; comentário sobre a referência brasileira nos contatos de concessão e nos modelos de licitação de petróleo; a elaboração dos contratos de concessão brasileiros; a composição da mesa na posse do entrevistado na ANP; o início dos trabalhos na ANP; comentários sobre as vantagens da ANP ser sediada no Rio de Janeiro; o papel das superintendências na ANP; a importância da indicação de pessoas capacitadas e com conhecimento na área para trabalhar na ANP.
Fita 2-A: Comentários sobre a atuação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE); comentários sobre o papel de um Estado forte; a saída do entrevistado da direção da ANP.