Francisco Sérgio Silva Rocha

Francisco Sérgio Silva Rocha

Entrevista realizada no contexto da pesquisa "História do direito e da justiça do trabalho", parte integrante do projeto Pronex "Direitos e cidadania", desenvolvido pelo CPDOC com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), no período de 2004 a 2006. A escolha do entrevistado se justificou por sua atuação como Desembargador Federal do Trabalho da VIII Região, Pará.
Entrevista em texto disponível para download.

Angela Maria de Castro Gomes
Regina de Moraes Morel
Elina da Fonte Pessanha
Data: 9/11/2005
Belém ; PA ; Brasil

Nome completo: Francisco Sérgio Silva Rocha
Nascimento: 21/10/1963; Belém; PA; Brasil;

Formação: Graduação em Direito pela Universidade Federal do Pará (1985) e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Pará (2002). Doutorando em Direito pela UFPA desde 2006.
Atividade: Professor titular da Faculdade Ideal e Juiz do Trabalho - Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região.

Levantamento de dados: Angela Maria de Castro Gomes;Elina da Fonte Pessanha;Regina de Moraes Morel;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Angela Maria de Castro Gomes;Elina da Fonte Pessanha;Regina de Moraes Morel;

Transcrição: Flavia Burlamaqui Machado;

Tribunal Regional do Trabalho;
Tribunal Superior do Trabalho;

Entrevista: 09.11.2005

Fita 01-A: Data e local de nascimento; nome e ocupação profissional dos pais; o curso de Direito na Universidade Federal do Pará (UFPA); a forma como foi despertado o interesse pelo Direito; a preferência pela atuação no âmbito do Direito Público; a inserção no Direito do Trabalho; menção acerca da aprovação no concurso para a magistratura do trabalho (1989); alusão às primeiras experiências como juiz do trabalho em Belém e Óbidos (1989/1990); a experiência como Procurador do estado do Pará; a postura progressista do TRT da 8ª Região; a participação no curso de formação e aperfeiçoamento de magistrados promovido pelo TRT; a relevância do curso preparatório em sua carreira de magistrado; visão acerca da atuação do juiz do trabalho como defensor dos direitos sociais e constitucionais; a experiência como juiz do trabalho em Óbidos (PA)....................................................p. 1-17.

Fita 01-B: A instalação de varas do trabalho fora de Belém do Pará (década de 1990); percepção acerca da recepção da população e dos empregadores nos locais onde as varas estavam sendo instaladas; menção acerca de sua atuação na Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); comentários sobre o estranhamento das pessoas em relação a efetividade da execução trabalhista; dificuldades em sua atuação como juiz substituto em Altamira; a encantadora experiência de sua atuação em Tucuruí (PA); esclarecimentos acerca da atuação do juiz do trabalho em dissídios coletivos e dissídios de greve; o enfrentamento de questões relativas ao trabalho análogo ao escravo em Tucuruí; menção a interessantes casos julgados em Belém; a importância da inserção na vida associativa (Amatra, Anamatra e AMB); a expressiva atuação da Amatra 8 a nível nacional, sua aliança com a Amatra 4 (RS) e a oposição a Amatra 2; posicionamento acerca da ampliação da competência da Justiça do Trabalho; comentários acerca da disputa entre as chapas de Jorge Luiz Souto Maior e José Nilton Pandelot pela presidência da Anamatra (2005-2007).............................p.17-37.

Fita 02-A: Posicionamento em relação ao poder normativo na Justiça do Trabalho; a atuação do TRT em matérias de dissídio coletivo; a entrada e atuação no TRT8; a trajetória como juiz titular de varas do trabalho (desde 1992); a experiência em cargos de diretoria na Amatra e na AMB; opinião acerca da saída de diversas Amatras da AMB; posição em relação a criação de uma Escola Nacional de Magistratura; a diferença entre a relação dos magistrados com a Amatra e com o TRT; o funcionamento da Escola de Magistratura do Pará; os freqüentes conflitos entre Amatra e TRT; a diferença de atuação na Amatra e no TRT; avaliação acerca dos critérios de promoção utilizados na Justiça do Trabalho.............................p.1-20.

Fita 02-B: Comentários sobre a adoção do sistema do quinto no TRT da 8ª Região; opinião sobre que agentes devem exercer dinâmicas de controle sob o Poder Judiciário e de aprimoramento das atividades dos juizes; posicionamento relativo à unidade e ao imposto sindicais; avaliação da proposta de Reforma sindical em sua totalidade; os desafios enfrentados atualmente pela Justiça do Trabalho; a percepção da população em relação ao Poder Judiciário e, particurlamente, em relação a Justiça do Trabalho; comentários sobre o prestígio, em âmbito nacional, da Justiça do Trabalho da 8ª Região; contrariedade em relacionar o prestígio da magistratura do trabalho da 8ª Região com a participação de seus juizes no TST..............................p.20-34.