John Milne Albuquerque Forman I

John Milne Albuquerque Forman I

Entrevista realizada no contexto do projeto "O petróleo na sociedade brasileira", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre setembro de 2004 e dezembro de 2006. O projeto visa à elaboração de um livro sobre a história do petróleo na sociedade brasileira, desde seus primórdios até a criação da ANP, no final da década de 1990, com ênfase na legislação elaborada ao longo do período. Esta entrevista subsidiou a elaboração do livro: "História social do petróleo no Brasil". / Regina da Luz Moreira e Sergio Tadeu Niemeyer Lamarão. Rio de Janeiro: s. e., 2005. Inédito. A escolha do entrevistado se justificou por ser, à época da entrevista, Diretor da ANP (16 de janeiro de 2002 até 15 de janeiro de 2006).

Regina da Luz Moreira
Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão
Data: 28/11/2005
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: John Milne Albuquerque Forman
Nascimento: 10/2/1938; Belém; PA; Brasil;

Formação: Formou-se pela Escola de Geologia da Universidade do Brasil - RJ, com especialização em Geologia de Mineração, e é mestre em Ciências pela Universidade de Stanford, Califórnia - USA.
Atividade: Membro da American Academy of Sciences, Washington, USA (1971). Recebeu a ordem do Rio Branco do Ministério das Relações Exteriores em 1980 com status de oficial. É comendador da ordem nacional do mérito científico do Presidente da República do Brasil desde novembro de 1996. Foi diretor da ANP de 16 de janeiro de 2002 até 15 de janeiro de 2006.

Levantamento de dados: Regina da Luz Moreira;Sérgio Lamarão;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Regina da Luz Moreira;Sérgio Lamarão;

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Gabriel Cardoso;

Atividade acadêmica;
Atividade profissional;
Biogás;
Ciência e tecnologia;
Energia nuclear;
Ensino superior;
Exploração de petróleo;
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP);
Geofísica;
Geologia;
Magistratura;
Meio ambiente;
Petróleo;

Entrevista: 28.11.2005

Fita 1-A: A formação em Geologia, em 1961, e o desejo de trabalhar com exploração mineral; o trabalho como professor, em paralelo com o trabalho no Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM); a relação entre a atividade acadêmica e o trabalho no DNPM; a ida para a Universidade de Stanford; a saída do entrevistado da DNPM e a criação da empresa Geomineração; a passagem do trabalho com mineração para o trabalho com energia nuclear, notadamente no programa de busca de urânio no Brasil; comentários sobre o programa nuclear brasileiro; a saída da Nuclebrás, em 1984; o convite para voltar a atuar no setor nuclear, em 1988; a criação da empresa familiar Fivefor e a posterior entrada no setor petroquímico.
Fita 1-B: O trabalho no setor petroquímico, de 1992 a 1998; o trabalho de consultoria, de 1998 a 2002; o trabalho do entrevistado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e no Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp); o convite para ser diretor da Agência Nacional do Petróleo (ANP); a importância de um amplo levantamento geológico do país como um todo; a nomeação do entrevistado para a ANP; comentários sobre a estrutura e o funcionamento da ANP; o processo de recondução do mandato na ANP; comentários sobre a Lei 9.478, notadamente sobre a criação da ANP; a atuação do entrevistado na ANP.
Fita 2-A: A relação da ANP com o Conselho Nacional de Política Energética (CNP); a relação da ANP com o Ibama; comentários sobre a diferença entre áreas de petróleo e campos de petróleo; a participação de indústrias brasileiras nos leilões de áreas ofertadas pela ANP; o modelo brasileiro de licitação; comentários sobre a Participação Especial, que prevê verba para estudos de geologia e geofísica; os desafios para a ANP; comentários sobre o programa do biodiesel; a ampliação de atribuições da ANP.