Maria Auxiliadora Jacobina Vieira

Entrevista

Maria Auxiliadora Jacobina Vieira

Entrevista realizada no contexto do projeto "O petróleo na sociedade brasileira", na vigência do convênio entre o CPDOC/FGV e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), entre setembro de 2004 e dezembro de 2006. O projeto visa à elaboração de um livro sobre a história do petróleo na sociedade brasileira, desde seus primórdios até a criação da ANP, no final da década de 1990, com ênfase na legislação elaborada ao longo do período. Esta entrevista subsidiou a elaboração do livro: "História social do petróleo no Brasil". / Regina da Luz Moreira e Sergio Tadeu Niemeyer Lamarão. Rio de Janeiro: s. e., 2005. Inédito. A escolha da entrevistada se justificou por ser Diretora do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC).
Forma de Consulta:

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Regina da Luz Moreira
Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão
Data: 9/11/2005
Local(ais):
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Duração: 1h30min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Maria Auxiliadora Jacobina Vieira
Formação:
Atividade: Diretora do Departamento Nacional de Combustíveis (DNC).

Equipe

Levantamento de dados: Sérgio Lamarão;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Sérgio Lamarão;

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Técnico Gravação: Clodomir Oliveira Gomes;

Sumário: Fabrício Almeida;

Temas

Alcool;
Anos 1980;
Conselho Nacional do Petróleo;
Exploração de petróleo;
Governo Fernando Collor (1990-1992);
Governo Fernando Henrique Cardoso (1999-2002);
Governo Itamar Franco (1993-1994);
Indústria petroquímica;
Legislação;
Monopólio;
Petrobras;
Petróleo;
Recursos naturais;
Reforma administrativa;

Sumário

Entrevista: 09.11.2005

Fita 1-A: A especialização da entrevistada em preços de derivados de petróleo; o trabalho na Superintendência de Distribuição da Petrobras em São Paulo; a relação com os órgãos do governo na década de 1980; a relação com Wilter Fantinatti; as disputas de hegemonia entre a Petrobras e Conselho Nacional do Petróleo (CNP); os variados motivos do esvaziamento funcional do CNP; a relação do CNP com o Ministério da Fazenda nos estudos de preço; a equalização dos preços da gasolina e diesel; os impactos do Proálcool.
Fita 1-B: O investimento da Petrobras no Proálcool; o contato do CNP e da Petrobras com os ministérios do governo; o trabalho na Petrobras Distribuidoras; o convite para o Departamento Nacional de Combustíveis (DNC); os impactos da reforma administrativa durante o governo Fernando Collor de Melo; a problemática do abastecimento de álcool no Brasil; a estruturação do DNC; as atribuições da entrevistada no DNC; a proposta de desregulamentação do mercado; a fiscalização da qualidade dos produtos pelo DNC; a troca de ministros durante finais do governo Collor; a demissão do DNC no governo Itamar Franco; a desorganização do setor público no ramo petrolífero.
Fita 2-A: O processo de desregulamentação realizado enquanto presidente do DNC; avaliação do CNP para a abertura de um posto; a flexibilização do preço dos combustíveis; os impactos da desequalização do preço dos derivados de petróleo; a questão do GLP e a disputa empresarial; a ruptura da política de Collor durante o governo de Itamar Franco; sugestões de figuras importantes na história do ramo petrolífero.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados