MUNDO, O

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MUNDO, O
Nome Completo: MUNDO, O

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
MUNDO, O

MUNDO, O

 

Jornal carioca, diário e matutino, fundado em setembro de 1947 por Geraldo Rocha, com o objetivo de combater a política do governo de Eurico Gaspar Dutra. Foi extinto em outubro de 1957.

Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, o Brasil encontrava-se numa situação relativamente boa no tocante à disponibilidade de fundos, obtidos no exterior e não utilizados durante o período de guerra. Contudo, a política econômico-financeira levada a efeito pelo governo Dutra esgotou em pouco tempo as reservas acumuladas, abrindo assim o caminho para uma penetração mais intensa do capital estrangeiro. Foi dentro do debate gerado por essa situação que se definiu a linha de O Mundo, de caráter nacionalista, empenhada na defesa da economia nacional e na crítica à exploração promovida pelas firmas estrangeiras no Brasil.

Essa nova atitude de Geraldo Rocha, que, enquanto proprietário de jornais anteriores — como A Noite e A Nota — havia-se caracterizado pela defesa do capital estrangeiro no país, deveu-se na verdade às suas ligações e mesmo à sua aliança recente com Juan Domingo Perón, ditador argentino.

O objetivo de Geraldo Rocha era criar uma rede de comunicações que divulgasse por toda a América Latina a necessidade da união de todas as forças progressistas do continente sob a liderança de Perón, de maneira a combater o capital estrangeiro e o subdesenvolvimento. Essa idéia foi posta em prática com a criação da Agência Latina de Notícias, com sede no Rio de Janeiro, cuja função era transmitir as notícias sob o ângulo dos interesses peronistas.

Ainda dentro dessa perspectiva, O Mundo tentou obter a confiança de Getúlio Vargas, apoiando-o por ocasião do lançamento de sua candidatura, em 1950, e procurando articular uma aliança entre Vargas e Perón visando à implantação de uma república sindicalista no Brasil.

Com a queda de Perón em 1955, Geraldo Rocha e sua agência de notícias perderam o respaldo financeiro e ideológico, o que resultou no declínio rápido de seu jornal, fechado dois anos depois.

Marieta de Morais Ferreira

 

 

FONTES: BANDEIRA, M. Presença; ENTREV. SILVEIRA, P.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados