Hermano Vianna

Hermano Vianna

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memória das Ciências Sociais no Brasil”, desenvolvido com financiamento do Banco Santander, entre janeiro de 2016 e dezembro de 2020, com o objetivo de constituir um acervo audiovisual de entrevistas com cientistas sociais brasileiros e a posterior disponibilização dos depoimentos gravados na internet. Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Tipo de entrevista: História de vida
Celso Castro

Universidade Federal Fluminense;
Viagens e visitas;

Entrevista: 17.05.2019

Origem familiar; música e influências em Brasília; ingresso na faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF); retorno dos movimentos estudantis; impressões familiares e os estudos na UFF; projeto sobre indústria cultural; conhecendo Gilberto Velho e a antropologia urbana; primeiro texto publicado sobre punks; pesquisa sobre bailes funk; criminalização do funk; primeiros MCs e a indústria do funk; trabalho com televisão; doutorado na Northwestern University em Chicago; trabalho de campo; relação com Gilberto Velho e Howard Becker; cursos em Chicago; projeto Música do Brasil; projeto A Lei Mar; avanços tecnológicos pelo Brasil; multiculturalismo e o politicamente correto; recusa de ingresso na política; cultura digital; Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE); pessimismo no Brasil e na internet; obras e autores marcantes; trabalho no programa de TV “Esquenta!”; acidente do irmão Herbert Vianna e impacto na carreira.