José Jorge de Vasconcelos Lima

José Jorge de Vasconcelos Lima

Entrevista realizada no contexto do projeto “História Oral do CNJ”, desenvolvido pelo CPDOC em convênio com a Escola de Direito da FGV, entre abril de 2009 e abril de 2011. O projeto visa, a princípio, apenas a criação de um banco de fontes orais.
Entrevista em texto disponível para download.

João Marcelo Ehlert Maia
Tânia Abrão Rangel
Data: 23/7/2009
Brasília ; DF ; Brasil

Nome completo: José Jorge de Vasconcelos Lima
Nascimento: 18/11/1944; Recife; PE; Brasil;

Formação: Graduação em Engenharia pela UFPE (1967); graduação em Economia pela UFPE (1968); mestre em Ciências pela COPPE.
Atividade: Ministro do Tribunal de Contas da União; ex-senador pelo PFL (1999-2006).

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Felipe Godoy Franco;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Gabriel Cardoso;

Atividade profissional;
Conselho Nacional de Justiça (CNJ);
Emendas constitucionais;
Márcio Thomas Bastos;
Mídia;
Ministério da Justiça;
Ordem dos Advogados do Brasil;
Poder judiciário;
Política;
Reforma judiciária;
Senado Federal;
Sociedade civil;
Superior Tribunal de Justiça;
Supremo Tribunal Federal;

Entrevista: 23.07.2009

A trajetória política do entrevistado até a relatoria do projeto de Emenda Constitucional 45, a Reforma do Judiciário; as conversas com outros relatores do projeto e o estudo sobre o tema; a relação com o ministro da justiça, Marcio Thomaz Bastos; o andamento do projeto no Senado quando da relatoria do entrevistado; comentários sobre as posições contrárias e favoráveis à emenda que propunha a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); as diferenças entre o CNJ e o Conselho Nacional do Ministério Público; o diálogo do entrevistado com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); a questão da constitucionalidade do CNJ; o consenso das lideranças no Senado sobre o projeto ao final da tramitação; comentários sobre a elaboração do projeto e a participação de vários setores, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); comentários sobre a composição e a escolha dos representantes do CNJ; a designação do entrevistado como relator da comissão de regulamentação de alguns artigos do projeto de Reforma do Judiciário; a relação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e da mídia com o projeto, sobretudo com a proposta de criação do CNJ; comentários sobre o processo de escolha do representante da sociedade civil no CNJ; o peso do CNJ no projeto de Reforma; as dificuldades e as negociações que envolvem o processo de relatoria; a diferença entre a PEC 45 e a Reforma do Judiciário; o pouco contato prévio do entrevistado com o Judiciário; a promulgação da Emenda Constitucional; a avaliação do entrevistado sobre o CNJ.