ANISIO JOSE MOREIRA

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MOREIRA, Anísio
Nome Completo: ANISIO JOSE MOREIRA

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MOREIRA, ANÍSIO

MOREIRA, Anísio

*dep. fed. SP 1951-1955.

 

Anísio José Moreira nasceu em Jabuticabal (SP) no dia 1º de maio de 1906, filho de Modesto José Moreira e de Feliciana de Carvalho Moreira.

Cursou o primário no Grupo Escolar de Mirassol (SP) e o secundário no Colégio São Luís, em Jabuticabal, e no Ginásio São Carlos, na cidade paulista de mesmo nome. Transferiu-se depois para o Rio de Janeiro, então Distrito Federal, onde se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil.

Passou a exercer a profissão em Mirassol e aí ingressou na política, respondendo pela prefeitura do município de 1938 a 1946. Após o fim do Estado Novo (1937-1945), foi eleito em janeiro de 1947 deputado à Assembléia Constituinte de São Paulo na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Participou dos trabalhos constituintes e após a promulgação da nova Carta estadual passou a exercer o mandato ordinário.

No pleito de outubro de 1950 elegeu-se deputado federal por São Paulo na legenda do Partido Social Progressista (PSP), tomando posse em fevereiro de 1951, após ter encerrado seu mandato na Assembléia Legislativa paulista no mês anterior. Em outubro de 1954 elegeu-se novamente deputado estadual em São Paulo na legenda do PSD, tendo deixado a Câmara Federal em janeiro para assumir no mês seguinte sua cadeira na Assembléia. Nessa legislatura foi primeiro-vice-presidente da Assembléia Legislativa no estado, durante o ano de 1955. Seus trabalhos voltaram-se para a lavoura e a pecuária e seu projeto de lei de maior repercussão foi o estabelecimento do preço máximo para o algodão. Concorreu em outubro de 1958 a uma vaga no Senado, na legenda do Partido Social Trabalhista (PST). Foi, contudo, derrotado por Benedito Mário Calasans, candidato da União Democrática Nacional (UDN) e do Partido Republicano (PR).

Além de exercer a medicina, dedicou-se à lavoura e à pecuária em sua fazenda de café e suas plantações de cereais em Mirassol e no Paraná. Foi membro da Federação das Associações Rurais do Estado de São Paulo e da Sociedade Rural Brasileira.

Faleceu, em pleno exercício do mandato estadual, em 28 de outubro de 1958, em desastre aéreo ocorrido em Mato Grosso.

Foi casado com Madalena Vieira Moreira, com quem teve seis filhos.

 

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Relação dos dep.; CISNEIROS, A. Parlamentares; COUTINHO, A. Brasil; Diário de São Paulo (3/10/58); Eleitos; Folha de S. Paulo (27/5/60); LEITE, A. História; SOC. BRAS. EXPANSÃO COMERCIAL. Quem; TRIB. SUP. ELEIT. Dados (1, 2 e 3).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados