CHAPADEIRO, CLARIMUNDO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: CHAPADEIRO, Clarimundo
Nome Completo: CHAPADEIRO, CLARIMUNDO

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
CHAPADEIRO, Clarimundo

CHAPADEIRO, Clarimundo

* dep. fed. MG 1962.

 

Clarimundo Chapadeiro nasceu em Jequitinhonha (MG) no dia 3 de abril de 1920, filho do político João Chapadeiro e de Flora da Silva Guimarães.

Cursou o secundário no Ginásio Mineiro de Belo Horizonte e bacharelou-se em 1948 em engenharia civil pela Escola de Engenharia da Universidade de Minas Gerais (UMG), atual Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ainda durante o curso de graduação, ingressou no Serviço Nacional de  Malária, onde permaneceria até 1953. Nesse ano, tornou-se chefe da Seção de Pequena Hidráulica deste órgão, desempenhando essas funções até o ano seguinte. Tendo se especializado em engenharia sanitária na Escola Nacional de Saúde Pública, no Rio de Janeiro, em 1955, nesse mesmo ano, tornou-se chefe da Seção de Engenharia Sanitária, órgão do Ministério da Saúde, exercendo esse cargo até 1959. Foi ainda, de 1959 a 1960, diretor da Divisão de Obras daquele ministério.

Iniciou sua carreira política no pleito de 3 de outubro de 1958, quando obteve uma suplência de deputado federal por Minas Gerais pela legenda do Partido Social Democrático (PSD). Ocupou uma cadeira na Câmara de 23 de março a 4 de julho de 1962, na vaga de Guilhermino de Oliveira. Candidato à reeleição em outubro seguinte, conquistou novamente uma suplência, mas não veio a exercer o mandato ao longo da legislatura 1963-1967. Nesse período, foi chefe do Serviço de  Abastecimento  de Água, do Departamento Nacional de Obras contra Secas (DNOS), do Ministério da Viação, entre 1963 e 1963, e assessor técnico do Grupo Executivo do Fundo Nacional de Financiamento para Abastecimento de Água, em 1965.

Afastado da carreira política, em 1966 tornou-se titular e responsável técnico pelo Escritório de Engenharia Clarimundo Chapadeiro Consultoria em Saneamento, no Rio de Janeiro. Membro do conselho de administração da Companhia de Águas e Esgotos de Minas Gerais de 1967 a 1968, nesse último ano tornou-se sócio e responsável técnico da firma Entregadora Gebê-Centro Ltda., atividade à qual se dedicaria até 1997. A partir de 1970, dedicou-se a atividades agropecuárias na Fazenda Santa Adélia, em Minas. Produtor rural e pecuarista (gado de corte), em 1977 tornou-se sócio e responsável técnico da firma STT -  Serviços Técnicos de Transporte de Cargas Ltda., no Rio de Janeiro, à qual permaneceria ligado até 1998. Em 1980 criou a firma Ceres – Produtos Alimentares, na Fazenda Ceres, também em Minas Gerais.

Ao longo da sua vida profissional, fez ainda, entre outros, os cursos de Urban Water and Sewer Systems Improvements (Universidade de Akron/Tennessee Valley Authority), Water Supply Management (Universidade de Michigan), Fluoridation Engineering Techniques and Economics (Robert Taft Sanitary Center, Cincinatti – Ohio), todos realizados nos Estados Unidos.  

Participou ainda de diversos congressos na área de engenharia sanitária e afins, tendo publicado diversos trabalhos em revistas especializadas.

Casou-se com Auzair Meneses Chapadeiro, com quem teve um casal de filhos.

 

FONTES: ASSEMB. LEGISL. MG. Dicionário biográfico; CÂM. DEP. Deputados; CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1946-1967); CURRIC. BIOG.; Rev. Arq. Públ. Mineiro (12/76); Súmulas.

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados