EUGENIO ALANO MACHADO DE FREITAS

Nome Completo: EUGENIO ALANO MACHADO DE FREITAS

FREITAS, Alano de

*dep. fed. GO 1992-1993.

Eugênio Alano Machado de Freitas nasceu em Jaraguá (GO) no dia 13 de dezembro de 1939, filho de Clotário de Freitas e Graciema Machado de Freitas.

Graduado em engenharia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro em 1964, passou a dar aulas de tecnologia das construções na mesma universidade, em 1966, e em 1967 tornou-se empresário da construção civil em Florianópolis. Voltou para Goiás em 1976, estabelecendo-se em Jaraguá como empresário rural.

Filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 1982, elegeu-se prefeito de Jaraguá em novembro desse ano, assumindo o cargo em março do ano seguinte. Na ocasião também passou a presidir a Associação dos Municípios do Vale do São Patrício. Foi ainda presidente da Associação Goiana dos Municípios, de 1984 a 1986. Deixou a prefeitura em fevereiro de 1987, para assumir uma diretoria da Caixa Econômica Federal em Brasília.

No governo de Henrique Santillo (1987-1991) ocupou a pasta do Desenvolvimento Urbano e do Meio Ambiente em 1987. Licenciou-se da secretaria em 1990 para concorrer a deputado federal nas eleições de outubro daquele ano. Tendo obtido a primeira suplência, assumiu o mandato em duas ocasiões: entre 1º de abril e 3 de agosto de 1992 e de 15 de outubro desse mesmo ano a 18 de janeiro do ano seguinte. Nesses períodos fez parte da Comissão de Economia, Indústria e Comércio e da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.

Ainda filiado ao PMDB, em 1993 assumiu a Diretoria de Saneamento e Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, cargo que ocupou até 1995. Nesse ano, afastou-se da vida pública vindo a dedicar-se às suas fazendas em Goiás.

Em 2009, participou da posse da nova diretoria da Associação Goiana de Municípios (AGM) que aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Goiânia. Na mesma solenidade, recebeu a Comenda Municipalista, em comemoração aos 50 anos da entidade, da qual foi seu 21º presidente.

Casou-se com Naia Kolling, com quem teve duas filhas.

FONTES: Biografias; CÂM. DEP. Relação de suplentes (1987-1991); ENTREV. BIOG.