GABRIEL LOUREIRO BERNARDES

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: BERNARDES, Gabriel
Nome Completo: GABRIEL LOUREIRO BERNARDES

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
BERNARDES, GABRIEL

BERNARDES, Gabriel

*jornalista; min. Just. 1930.

 

Gabriel Loureiro Bernardes nasceu no Rio de Janeiro, então capital da República, filho de Alfredo Bernardes da Silva, professor universitário e membro do Tribunal Internacional de Justiça.

Diplomado em direito em 1911, no Rio de Janeiro, ingressou em seguida no escritório de advocacia de seu pai, tendo publicado vários trabalhos forenses e artigos jurídicos. Jornalista atuante na década de 1920, participou, juntamente com Francisco de Assis Chateaubriand, de uma série de iniciativas que dariam origem, na década de 1930, à formação da cadeia jornalística dos Diários Associados. Presidiu a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no biênio 1927-28, sucedendo a Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho. Seu sucessor na presidência da ABI foi Paulo Filho.

Com a deposição do presidente Washington Luís em 24 de outubro de 1930, após a eclosão da Revolução de 1930 no dia 3 daquele mês, foi nomeado ministro da Justiça da junta governativa que assumiu o poder, fazendo publicar aviso de que o governo da República achava-se entregue provisoriamente aos generais Tasso Fragoso e João de Deus Mena Barreto e ao almirante José Isaías de Noronha. Ocupou a pasta da Justiça até o dia 3 de novembro seguinte, quando a junta transmitiu o poder a Getúlio Vargas, chefe do movimento revolucionário vitorioso, e o ministério foi entregue a Osvaldo Aranha.

Devido a problemas de saúde, abandonou o exercício da advocacia, tendo sido nomeado procurador dos feitos da Fazenda Municipal, cargo que ocuparia até a morte.

Foi também um dos diretores da Revista Geral do Direito, juntamente com seu pai e seus irmãos, Alfredo e Vladimir Loureiro Bernardes.

Faleceu no Rio de Janeiro no dia 2 de março de 1935.

 

 

FONTES: ARQ. GETÚLIO VARGAS; ARQ. NAC. Relação; CONSULT. MAGALHÃES, B.; Diário Oficial; Encic. Mirador.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados