John Abbink

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: ABBINK, John
Nome Completo: John Abbink

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:

ABBINK, John

*ch. missão econômica norte-americana no Brasil 1948-1949.

 

John Abbink nasceu em Gibbsville, estado de Wisconsin (EUA), no dia 24 de março de 1890, filho de Henry Garrett Abbink e de Deliah Flipse Abbink.

Estudou na Memorial Academy, em Cedar Grove, no estado de Wisconsin, e no Hope College, em Holland, no estado de Michigan.

Trabalhou como editor grande parte de sua vida, tendo chegado à presidência da editora McGraw-Hill. Em 1945, ligou-se a uma empresa de consultoria em comércio exterior, passando em seguida a trabalhar como consultor do Departamento de Estado dos EUA.

Chegou ao Brasil em 1948, chefiando uma missão econômica oficial composta de dez técnicos e destinada a retomar com o governo brasileiro a cooperação iniciada pela Missão Cooke, enviada pelo presidente Franklin Delano Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial.

A Missão Abbink, como ficou conhecida, constituiu, com técnicos brasileiros, chefiados por Otávio Gouveia de Bulhões, a Comissão Brasileiro-Americana de Estudos Econômicos. Tinha por finalidade analisar os fatores que dificultavam ou poderiam promover o desenvolvimento econômico nacional, apontando soluções e fornecendo subsídios para orientar o exame dos pedidos de empréstimos feitos pelo governo brasileiro.

Em 7 de fevereiro de 1949, a comissão apresentou ao ministro da Fazenda, Pedro Luís Correia e Castro, o relatório de seus trabalhos, contendo sugestões que se baseavam em duas premissas essenciais: a atividade econômica deveria assentar-se na iniciativa privada, e a intervenção do Estado na economia deveria ter por objetivo coordenar ou disciplinar os investimentos.

A comissão sugeriu medidas e formulou projetos que, entretanto, não tiveram nenhum resultado prático imediato, pois não foram liberados empréstimos ou financiamentos para a execução de suas idéias e propostas.

Posteriormente, Abbink foi para a Itália, coordenar uma pesquisa sobre a indústria mecânica daquele país.

Casou-se com Emily Catherine Sceboth.

FONTES: BULHÕES, O. Margem; Entrev. ABREU, M. Who’s who in America.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados