JOSE GOMES DO AMARAL

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: AMARAL, Gomes do
Nome Completo: JOSE GOMES DO AMARAL

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
AMARAL, GOMES DO

AMARAL, Gomes do

*dep. fed. PR 1975-1979.

 

José Gomes do Amaral nasceu em Taquarituba (SP), em 14 de outubro de 1937, filho de Armando Amaral e de Elisina Gomes do Amaral.

Formado em 1962 pela Faculdade de Ciências Econômicas de Marília (SP), nesse mesmo ano tornou-se economista do Banco do Brasil. Dois anos depois, graduou-se em administração de empresas pela mesma faculdade. Radicado em Ponta Grossa (PR), participou de grupo responsável pela reestruturação financeira da prefeitura e pelo plano diretor da cidade. Candidatou-se a vice-prefeito em novembro de 1970, na chapa encabeçada por Eurico Batista Rosas, pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar vigente desde abril de 1964.

Elegeu-se deputado federal pelo Paraná em novembro de 1974, na legenda oposicionista. Iniciando seu mandato em fevereiro de 1975, ainda nesse ano presidiu a Comissão de Finanças da Câmara. Disputou a reeleição em novembro de 1978, mas obteve apenas uma suplência. Deixou a Câmara em janeiro de 1979, ao término da legislatura. Com o fim do bipartidarismo, em novembro daquele ano, e a conseqüente reorganização partidária, filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PDMB), que deu continuidade ao extinto MDB. Por essa legenda, disputou a prefeitura de Ponta Grossa em novembro de 1982, mas não conseguiu eleger-se.

Foi diretor-financeiro do Frigorífico Buritis, de Brasília, da Reflorestadora Rio das Ondas, da Barreiras Florestal e da Reflorestadora e Administradora Buritis. Criador e instalador (por decreto do governo estadual) da Faculdade de Ciências Econômicas e Administração de Ponta Grossa e curador e instalador da Universidade Estadual de Ponta Grossa, foi o primeiro diretor da faculdade, o primeiro chefe do Departamento de Economia e Administração da universidade, professor concursado de economia e administração da universidade e professor do ensino médio comercial.

Faleceu em Ponta Grossa em 21 de outubro de 1983. Seu nome foi dado a uma escola da rede estadual.

Era casado com Antônia Edméia Gomes do Amaral, com quem teve três filhos.

 

FONTES: CÂM. DEP. Deputados brasileiros. Repertório (1975-1979, 1979-1983); CURRIC. BIOG.; INF. BIOG.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados