MAIA, ANTONIO LUIS

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: MAIA, Antônio Luís
Nome Completo: MAIA, ANTONIO LUIS

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
MAIA, Antônio Luís [PRONTO]

MAIA, Antônio Luís

*religioso; sen. TO 1989-1991.

 

                Antônio Luís Maia nasceu em Porto Nacional (TO), então no estado de Goiás, no dia 18 de dezembro de 1926, filho de Joaquim Maia Leite e Ana de Macedo Maia.

                Professor, exerceu em sua cidade natal o ministério pastoral, chegando a monsenhor e vigário geral da diocese. Ocupou o cargo de reitor do Seminário São José e o magistério de 2º grau. Foi diretor do Colégio Estadual entre 1958 e 1971. Transferindo-se para Goiás, foi diretor de ensino primário do Estado entre 1971 e 1972, no governo Leonino Caiado, e pertenceu à diretoria do Departamento de Assistência Estudantil da Secretaria de Educação do Estado, entre 1972 e 1973. Foi, ainda, membro do Conselho Estadual de Educação do Estado por três mandatos de quatro anos. Professor adjunto IV da Universidade Federal de Goiás, foi chefe de departamento do Instituto de Ciências Humanas e Letras, pró-reitor de graduação e chefe de gabinete da reitoria da UFGO.

                Com a criação do estado de Tocantins pela Constituição de 1988 através do desmembramento do estado de Goiás, foram convocadas eleições gerais para o novo estado para outubro deste mesmo ano. Os mandatos de deputados estaduais e federais e para o senador menos votado foram de dois anos, e de seis anos para os dois senadores mais votados. Concorrendo ao Senado na legenda do Partido Democrata Cristão (PDC), foi o senador menos votado, exercendo um mandato-tampão de dois anos. Tomou posse em janeiro de 1989, e foi membro das Comissões de Educação, de Constituição, Justiça e Cidadania, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Foi suplente de Secretário da Mesa Diretora.

                Deixou o Senado em janeiro de 1991, voltando para a UFGO. No ano seguinte, aposentou-se.

 

FONTE: INF. BIOG; SENADO. Dados AC, AP, RO, RR e TO;  .

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados