PINTO, ALMIR

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PINTO, Almir
Nome Completo: PINTO, ALMIR

Tipo: BIOGRAFICO


Texto Completo:
PINTO, ALMIR

PINTO, Almir

*sen. CE 1979-1984.

Almir Pinto nasceu em Lavras da Mangabeira (CE) no dia 15 de fevereiro de 1913.

Formado pela Faculdade de Medicina do Estado da Bahia em 1936, foi prefeito de Maranguape (CE) entre 1944 e 1946. Na administração pública cearense, foi secretário do Interior e Justiça, de Educação e Cultura e de Saúde. Por 32 anos consecutivos, desde 1947, exerceu o mandato de deputado estadual, tendo sido por três vezes presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, da qual foi também vice-presidente e primeiro-secretário. Filiado à Aliança Renovadora Nacional (Arena), partido de sustentação do regime militar instalado no país em abril de 1964, entre outras funções, presidiu as comissões de Justiça e de Educação e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o contrabando no Ceará. Na qualidade de presidente da Assembléia, assumiu o governo do estado por 17 vezes.

Em setembro de 1978, foi eleito pelo Colégio Eleitoral estadual suplente de senador em chapa encabeçada por César Cals. Em março de 1979, assumiu o mandato no Senado, uma vez que, com a posse do general João Figueiredo na presidência da República no dia 15 daquele mês, o titular tornou-se ministro das Minas e Energia.

No Senado Federal, Almir Pinto foi membro titular das comissões de Relações Exteriores e da Saúde e suplente das comissões de Assuntos Regionais e de Constituição e Justiça. No biênio 1981-1982, integrou como titular as comissões de Finanças, Legislação Social, Minas e Energia, Saúde e Municípios, e no biênio 1983-1984 estas duas últimas comissões e foi vice-presidente da Comissão de Segurança Nacional. Foi ainda primeiro suplente da mesa diretora do Senado.

Com o término do governo Figueiredo em 15 de março de 1985 e a conseqüente saída de César Cals do Ministério das Minas e Energia, Almir Pinto deixou o Senado.

Ao longo da sua vida profissional, foi professor de anatomia e higiene do Instituto Santa Rita, em Maranguape, médico do Instituto Carneiro de Mendonça e da Associação dos Merceeiros do Estado do Ceará. Presidiu por quatro anos o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará. Tornou-se membro da Academia Brasileira de Medicina Militar e da Academia de Farmácia do Ceará.

Casou-se com Senhorinha Araci Bezerra Pinto, com quem teve cinco filhos.

FONTE: SENADO. Senadores (1983-1987).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados