NOTA, A

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: NOTA, A
Nome Completo: NOTA, A

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
NOTA, A

NOTA, A

 

Jornal carioca, diário e matutino, fundado por Geraldo Rocha em setembro de 1935 e extinto em 1939.

Retornando do exílio, ao qual se havia submetido por ter combatido a Revolução de 1930, Geraldo Rocha começou a procurar recursos para fundar um novo jornal.

A característica inicial do novo periódico, intitulado A Nota, era a ausência de uma linha política definida, aliada a um noticiário popular, com ênfase nos casos policiais e acontecimentos esportivos. O novo matutino logo obteve uma boa aceitação.

No decorrer do ano de 1936, entretanto, Geraldo Rocha alterou a orientação de seu jornal sem fornecer qualquer tipo de explicação para sua atitude. Da mais completa indefinição política, passou ao mais franco apoio ao governo de Getúlio Vargas, engajando-se na campanha pelo adiamento das eleições presidenciais de 1938. Sob o título “Na hora da borrasca não se muda o timoneiro”, Geraldo Rocha iniciou a publicação de uma série de editoriais em que previa a eclosão da guerra, as dificuldades que o Brasil atravessaria e a inoportunidade das eleições. Defendendo a permanência de Vargas no poder, A Nota respaldava as articulações para o golpe de 10 de novembro de 1937.

Com a instalação do Estado Novo, A Nota teve sua posição fortalecida. Essa situação não durou muito, porém. Decorrido algum tempo, afloraram divergências entre o jornal e o governo, as quais resultaram no afastamento de Geraldo Rocha da direção do matutino.

Leal de Sousa, representante de Geraldo Rocha à frente de A Nota, conseguiu então eliminar a participação deste na empresa, apossando-se, com o apoio do governo, da totalidade das ações. Isso foi possível porque Geraldo Rocha foi acusado de envolvimento com grupos nazistas, os quais de alguma maneira influiriam na orientação do jornal.

As dificuldades financeiras que o jornal já enfrentava conduziram à sua extinção em curto espaço de tempo. O episódio da perda das ações de Geraldo Rocha resultou numa longa disputa judicial, decidida a seu favor quando A Nota já não mais existia.

Marieta de Morais Ferreira

 

 

FONTE: ENTREV. SILVEIRA, P.

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados