PARTIDO 25 DE JANEIRO

Ajuda
Busca

Acervos
Tipo
Verbete

Detalhes

Nome: PARTIDO 25 DE JANEIRO
Nome Completo: PARTIDO 25 DE JANEIRO

Tipo: TEMATICO


Texto Completo:
PARTIDO 25 DE JANEIRO

PARTIDO 25 DE JANEIRO

 

Partido político paulista fundado em princípios de 1933 para concorrer às eleições para a Assembléia Nacional Constituinte.

Seus dirigentes eram Raul Nogueira Filho, Durval Gomes, João Alberto de Oliveira e Celso Alves Lima. Declarando-se “republicano socialista” o partido fazia reivindicações que considerava idênticas às dos partidos republicanos: defendia “a laicidade do Estado contra as ditaduras capitalistas; a democracia política e econômica; a socialização dos meios de produção e do comércio, e a educação pública como dever do Estado e interesse da sociedade”.

No início de março de 1933, o partido lançou um manifesto propondo que todas as agremiações políticas se congregassem para atingir metas comuns, ao invés de seguir linhas paralelas.

Dentro dessa perspectiva, o Partido 25 de Janeiro aprovou o programa do Partido Socialista Brasileiro de São Paulo, que considerava haver sido “corajosamente” exposto pelo interventor no estado, general Valdomiro Castilho de Lima, durante o Congresso Revolucionário realizado em novembro do ano anterior no Rio de Janeiro. A direção do partido aconselhou igualmente todos os seus amigos e companheiros a se inscreverem no Partido Socialista Brasileiro de São Paulo.

 

 

FONTES: CARONE, E. República nova; Platéia (20/2/33).

 

Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados