SOCIEDADE DOS AMIGOS DE RUI BARBOSA

Nome Completo: SOCIEDADE DOS AMIGOS DE RUI BARBOSA

Tipo: TEMATICO

SOCIEDADE DOS AMIGOS DE RUI BARBOSA

Associação civil fundada em 23 de maio de 1939 em São Paulo, aparentemente com fins culturais. Na verdade, reunia opositores do Estado Novo.

A sociedade foi articulada basicamente pelos integrantes do extinto Partido Constitucionalista de São Paulo, que decidiram sediá-la na Faculdade de Direito. Vários catedráticos dessa escola haviam sido afastados por atos da ditadura varguista.

O ato de fundação da sociedade, realizado num salão da Faculdade de Direito, reuniu cerca de mil pessoas, entre antigos constitucionalistas e uma minoria de estudantes. Finda a cerimônia, os estudantes realizaram uma passeata durante a qual foram queimados vários retratos de Getúlio Vargas.

A reação do interventor federal em São Paulo, general Valdomiro Lima, traduziu-se na prisão de várias pessoas presentes à cerimônia de fundação da sociedade, entre as quais Aureliano Leite, Luciano Nogueira Filho e Roberto Vítor Cordeiro.

FONTES: CARONE, E. Estado; LEITE, A. Páginas.