Adolpho Bertoche Filho

Adolpho Bertoche Filho

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por ser considerado um ator fundamental para o resgate da história do seguro no Brasil.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula

Mercedes Benz do Brasil;
Seguros;

Entrevista: 07.11.2006

Origem familiar; formação em Engenharia Civil na Politécnica de São Paulo (1955); experiência no escritório de engenharia de José Carlos Figueiredo Ferraz, prefeito de São Paulo; ingresso no mercado de seguros na função de engenheiro de segurança da Ajax Corretora de Seguro; distinção entre engenharia de segurança e engenharia de seguros; tarifação de riscos de incêndios; a Tarifa Seguro Incêndio do Brasil (TSIB-1951); curso de riscos altamente protegidos, realizado nos Estados Unidos (1977); panorama das técnicas de prevenção de acidentes no Brasil; ingresso no setor comercial do mercado de seguros; a análise do risco de empresas: o caso da Bombril; o seguro técnico como alavanca para o crescimento do mercado de seguros; a industrialização no Brasil (início da década de 1950): chegada da Mercedes (1953), os revendedores da Ford e da Chevrolet, o estímulo à importação de tratores, a criação do seguro de crédito; questões envolvendo as inovações: desafio de vender seguro para as novas fábricas, o caso da Votorantin; criação da corretora Axxu (ex-Brasil-Líbano); fundação da Consultoria e Administração de Seguros Ltda.(CONSERG - 1992); atuação de consultor na Bradesco Seguros; liquidação da Axxu (1992); participação no conselho consultivo das comissões do Instituto de Resseguros do Brasil (hoje, IRB-Brasil Re): Comissão Especial de Tarifação de Incêndio (CETI); importância para o mercado de seguros da correção monetária e a resistência das seguradoras à sua aplicação; o funcionamento da CETI; panorama do seguro de incêndio no mercado brasileiro; a atuação da Comissão dos Riscos Petroquímicos; as especificidades da análise de risco; o curso sobre gerenciamento de risco na Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG); o afastamento da área de engenharia de segurança; o Seguro de Acidente do Trabalho (SAT), breves comentários sobre a abertura do mercado de seguros.