Carlos Machili

Carlos Machili

Entrevista realizada no contexto do projeto “Cientistas sociais de países de Língua Portuguesa: histórias de vida”, com financiamento do Programa de Cooperação em matéria de Ciências Sociais para os países da comunidade de Língua Portuguesa (Programa Ciências Sociais CPLP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto teve vigência de dois anos (2008/2009). Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Guilherme Mussane
Data: 15/8/2008
Maputo ; -- ; Moçambique

Nome completo: Carlos Machili
Nascimento: 1/1/0001; -; --; Moçambique;

Formação: Graduação em Filosofia pela Universidade Gregoriana. Doutorado em Ciência Política pela Universidade de Roma.
Atividade: Ex-reitor da Universidade Pedagógica (UP), de Moçambique. Diretor de Assuntos Religiosos no Ministério da Justiça.

Levantamento de dados: Guilherme Mussane;

Pensamento católico;
Religião;

Entrevista: 15.08.2008

Anos de formação; as razões para estudar Filosofia e, posteriormente, Ciência Política; o encontro com o papa Paulo VI; o papel do entrevistado nesse encontro; o movimento de libertação na África e a posição de Paulo VI acerca deste; comentários sobre as Encíclicas de Paulo VI, João XXIII e Leão XIII; o contexto do seu estudo sobre as instituições políticas africanas: os professores de Ciências Políticas da Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG); a criação da Comissão Econômica Européia (ECE); a influência de Bernardo Bernardi; comentários sobre o desenvolvimento do pensamento de Eduardo Chivambo Mondlane; a importância dos estudos de Janet Mondlane; as primeiras áreas de pesquisa do entrevistado; a influência de Merleau-Ponty, da Escola de Frankfurt e outros pensadores no estudo da fenomenologia; a influência do professor Augusto del Noce; o estudo das elites moçambicanas; a experiência na Universidade Pedagógica de Moçambique; os anos de trabalho no Ministério da Justiça; a recusa de seu ingresso na Universidade Eduardo Mondlane; o cientista social na atualidade em comparação com outras épocas; o desenvolvimento e importância das Ciências Sociais Brasileiras; a importância de Janet Mondlane e Sérgio Vieira na formação do entrevistado; menção ao livro “Éduquer ou périr” de Joseph Ki-Zerbo; a ausência de investimentos do Banco Mundial; o encontro com Paulo Freire; a necessidade de uma reforma do ensino superior na África Austral.