Cristiano Nogueira Lima Junior

Cristiano Nogueira Lima Junior

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memórias do Pronasci”, desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas, através da FGV Projetos, em convênio com o Ministério da Justiça, entre agosto de 2008 e setembro de 2009. O projeto resultou na formação de um banco com cerca de 25h de entrevistas e um livro sobre o tema. O principal objetivo é registrar a memória das políticas públicas no Brasil contemporâneo, tomando por base experiências inovadoras da gestão do Estado. Está norteado por duas clivagens: o processo político (governo, agentes de segurança pública e representantes da sociedade civil - quem concebeu e/ou recebeu o Pronasci) e o processo técnico (o trabalho realizado pelo Ministério da Justiça e o monitoramento da FGV - ressaltando as técnicas e soluções empregadas).
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Segurança e cidadania: memórias do Pronasci: depoimentos ao Cpdoc/FGV/ Marieta de Moraes Ferreira e Ângela Britto (Orgs.).- Rio de Janeiro:Editora FGV, 2010.516p.:il.

Marieta de Moraes Ferreira
Angela Britto da Cunha
Data: 12/8/2009
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Cristiano Nogueira Lima Junior
Nascimento: 24/6/1993; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação:
Atividade:

Levantamento de dados: Marieta de Moraes Ferreira;Angela Britto da Cunha;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Angela Britto da Cunha;Marieta de Moraes Ferreira;

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Angela Britto da Cunha;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Katherine Nunes de Azevedo;

Acesso à informação;
Assuntos familiares;
Bolsas de estudo e de pesquisa;
Carreira militar;
Drogas;
Ensino médio;
Estrutura urbana;
Evasão escolar;
Favela;
Formação escolar;
Habitação;
História de vida;
Infância;
Informática;
Juventude;
Narcotráfico;
Polícia;
Religião;
Rio de Janeiro (cidade);
Saneamento;
Vida cotidiana;
Violência;

Entrevista: 12/8/2009

Data e local de nascimento; a profissão desempenhada pelos pais; a ida a creche todos dos dias na infância, devido ao trabalho da mãe; o segundo grau no Ciep Ayrton Senna na Rocinha, Rio de Janeiro; comentários sobre a falta de estimulo pelos estudos; a religião dos pais; as situações de violência que sofreu na Rocinha; o desejo de ser militar; o primeiro contato com os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania- Pronasci; comentários sobre os amigos que estão envolvidos com o tráfico; o grande número de desistência dos jovens ao longo do curso; o interesse pelos resultados positivos que o projeto traz; o uso do computador na sua casa; relatos sobre a convivência com a violência da Rocinha; a ida a bailes “funks”; a rotina diária e a forma com que o entrevistado ocupa o tempo; comentários sobre a sua relação com a escola; a falta de estímulo dos jovens da comunidade para fazer parte do projeto; a relação da polícia com a comunidade; a importância do projeto para as pessoas que desejam estudar; a falta de infraestrutura na comunidade; o lado positivo e negativo de viver na Rocinha; o desejo de trabalhar com disseminação de informação na favela...........................................................pp.471-478.