Edson Ortega Marques

Edson Ortega Marques

Entrevista realizada no contexto do projeto “Memórias do Pronasci”, desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas, através da FGV Projetos, em convênio com o Ministério da Justiça, entre agosto de 2008 e setembro de 2009. O projeto resultou na formação de um banco com cerca de 25h de entrevistas e um livro sobre o tema. O principal objetivo é registrar a memória das políticas públicas no Brasil contemporâneo, tomando por base experiências inovadoras da gestão do Estado. Está norteado por duas clivagens: o processo político (governo, agentes de segurança pública e representantes da sociedade civil - quem concebeu e/ou recebeu o Pronasci) e o processo técnico (o trabalho realizado pelo Ministério da Justiça e o monitoramento da FGV - ressaltando as técnicas e soluções empregadas).
Entrevista publicada em livro.
Referência completa: Segurança e cidadania: memórias do Pronasci: depoimentos ao Cpdoc/FGV/ Marieta de Moraes Ferreira e Ângela Britto (Orgs.).- Rio de Janeiro:Editora FGV, 2010.516p.:il.

Marieta de Moraes Ferreira
Angela Britto da Cunha
Data: 9/7/2009
São Paulo ; SP ; Brasil

Nome completo: Edson Ortega Marques
Nascimento: 4/11/1957; General Salgado; SP; Brasil;

Formação:
Atividade:

Levantamento de dados: Angela Britto da Cunha;Marieta de Moraes Ferreira;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Angela Britto da Cunha;Marieta de Moraes Ferreira;

Transcrição: Katarina Wolter;

União Nacional dos Estudantes;
Urbanização;

Entrevista: 9/7/2009

Data e local de nascimento; origens familiares; trajetória acadêmica: o curso de direito e psicologia (1978) em Bauru, na Universidade Estadual Paulista- UNESP; a atuação como líder estudantil; a participação na União Nacional dos Estudantes (UNE) e o primeiro contato com José Serra; o trabalho como psiquiatra (hospitais), e advogado (habitação popular); a atuação como dirigente de companhias de habitação, da Associação Brasileira de Habitação Popular- Cohabs; comentários sobre a sua participação na criação do Partido dos Trabalhadores- PT e mais tarde, do Partido da Social Democracia Brasileira-PSDB (1988); a saída de Bauru, em São Paulo, para Brasília a fim de trabalhar no Congresso Nacional; a atuação no conselho curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS; o convite de José Serra, então Ministro do Planejamento, para que o entrevistado fosse secretário Nacional de Habitação (1995); a experiência de ter trabalhado com urbanização de favelas e na área de segurança pública; a ligação com José Serra e com Mário Covas; o trabalho como secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, no governo de Mario Covas, em São Paulo (1995-2001); o desafio de trabalhar na resolução dos problemas da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor- Febem; o trabalho como Assessor do Ministério da Saúde, com o então Ministro José Serra (2001); a atuação na equipe de programa de governo do José Serra quando ele se candidatou a Presidente (2002), prefeito (2004) e governador (2007); o afastamento da militância política durante os ano de 2002 a 2004; o trabalho como presidente da Cohab de São Paulo, em 2005; a atuação na área de segurança ambiental no governo do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, em 2007; a criação da Guarda Ambiental a fim de controlar as invasões e recuperar as áreas perdidas; a importância do poder público para criar programas de educação ambiental; a política de habitação para pessoas desalojadas; a criação da Operação em Defesa das Águas: fiscalização e desenvolvimento sustentável; comentários sobre as irregularidades que a equipe da operação conseguiu desarticular; a vinculação do órgão à Secretaria de Governo do Município de São Paulo; o convite feito por Kassab, para assumir a Secretaria de Segurança Urbana; a atuação como secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, em 2007; o objetivo do Gabinete: articular e integrar as ações preventivas, repressivas e de reabilitação na área de segurança e cuidar dos investimentos federais; os programas desenvolvidos pelo gabinete; a importância de ações sociais para diminuir a criminalidade; a implementação do Observatório de Segurança e de Violência com o apoio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania- Pronasci; as mudanças ocorridas no município de São Paulo com a execução do Pronasci; o papel dos municípios na prevenção de crimes; a remoção de favelas em locais impróprios; o combate contra o crime organizado; a importância do projeto “Bolsa-Formação”, implementado pelo Pronasci, para melhorar a capacitação dos policiais em São Paulo; a participação do poder público na ampliação de recursos a fim de fornecer habitação menos custosa para policiais; as secretarias responsáveis pelas políticas adotadas em relação aos jovens: Secretaria de Educação, a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Participação e Parcerias e Secretaria de Esportes; a importância da ação integrada entre governos municipais e estaduais para o melhoramento das políticas públicas; comentários sobre a necessidade de haver políticas públicas continuadas.............................................pp. 271-289.