Helio Oliveira Portocarrero de Castro

Helio Oliveira Portocarrero de Castro

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por ser considerado um ator fundamental para o resgate da história do seguro no Brasil.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 28/11/2006
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Helio Oliveira Portocarrero de Castro
Nascimento: 19/4/1946; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Economia.
Atividade: Superintendente da Susep. Foi secretário de previdência complementar do Ministério da Previdência Social de junho de 1986 a agosto de 1988.

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Christiane Jalles de Paula;

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Anna Carolina Costa;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Mirna Aragão de Medeiros;

Instituto Brasileiro de Economia;
Partido Comunista Brasileiro - PCB;
Política econômica;
Seguros;
Sistema financeiro;

Entrevista: 28.11.2006

Dados pessoais; graduação em Economia na UFRJ (1965-1969): a participação estudantil e a proximidade com o Partido Comunista Brasileiro (PCB); mestrado na Universidade de Chicago (1969-1972) e a importância de Milton Friedman, especialização na Universidade de Paris (1981) e a influência de Suzanne De Brunhoff; o retorno ao Brasil e o convite para trabalhar no Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), da Fundação Getúlio Vargas (FGV); no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) entre 1975 e 1979; retoma comentários sobre a experiência na Universidade de Paris; comparativo entre o sistema financeiro brasileiro e o francês; ingresso na Comissão de Valores Imobiliários (CVM); os estudos sobre previdência social e privada (1982); contexto inflacionário da década de 1980; crise dos montepios; passagem pelo Instituto Econômico de Pesquisa Aplicada (IPEA) em 1986; experiência na Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência e Assistência Social (1986-1988); comparativo entre fundos de benefícios definidos e fundos de contribuição definida; os formuladores dos fundos de contribuição definida (Rafael de Almeida Magalhães, Kaizô Beltrão, Aloísio Teixeira); a atuação da Associação dos Fundos de Pensão e da Associação dos Dirigentes dos Fundos de Pensão (ABRAPP); breve comentário sobre a carreira de atuário; consultoria no Instituto Liberal; atuação na reformulação do sistema previdenciário dos estados do Paraná, Minas Gerais e São Paulo (1990 a 1993); as pesquisas sobre os fundos de pensão e a previdência privada no Brasil; o mercado de seguro nos anos 80; a criação do fundo de pensão do Estado do Paraná (1991); as disputas políticas; Plano Collor (1991); atuação no Conselho Nacional de Seguros Privados (1986-1988); debate de seguros na Assembléia Nacional Constituinte (1987-1988); o exemplo chileno de reforma da previdência; atuação no Instituto Municipal de Arte e Cultura (1993 a 1995); diretor da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) entre 1995 e 1996; os planos de previdência privada (VGBL e PGBL); o seguro rural; breves comentários sobre o mercado de seguros nos anos 90; atuação na Superintendência da SUSEP (1996-2003); implantação do fundo de contribuição definitiva; relação da SUSEP e Banco Central; criação do AUTOSEG; relação com a Receita Federal; as reservas técnicas; a Lei nº. 9656 (1998) e as divergências com o José Serra, então ministro da Saúde; a criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar; reformulação institucional da SUSEP (MP 1.719/1998); previdência privada e a SUSEP; retoma a importância da implantação da blindagem; plano de capitalização; breve comentário liquidação nos planos de capitalização; o caso Papa-Tudo (1996); abertura do mercado de resseguro e privatização; quebra do monopólio do IRB; o seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT); perspectivas para o mercado de seguro, previdência privada e seguro saúde; revisão da Lei nº. 9.656 (1998); problemas de governança; a experiência no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.