Lúcio Antônio Marques

Lúcio Antônio Marques

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por ser considerado um ator fundamental para o resgate da história do seguro no Brasil.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 3/10/2006
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Lúcio Antônio Marques
Nascimento: 9/9/1944; Belo Horizonte; MG; Brasil;

Formação: Graduado em História e Administração de Empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado pela Escola Superior de Guerra.
Atividade: Presidiu a BANERJ seguros. Vice-presidente do sindicato das seguradoras do RJ/ES e diretor da Cia. previdência do sul. É também Conselheiro do CVG-RJ, entidade que já presidiu. Membro suplente do conselho fiscal do IRB-Brasil resseguros. Conselheiro e ex-presidente do CVG-RJ.

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;

Seguros;
Universidade Federal de Minas Gerais;

Entrevista: 03.10.2006

Trajetória profissional no mercado de seguro: ingresso na Fortaleza Companhia Nacional de Seguros (1958) e breve comentário sobre a venda desta companhia, mudança para a Companhia de Seguros Previdência do Sul (1974), direção da Companhia de Seguros da Bahia (1982) e retorno para Previdência do Sul (1989- ), breve experiência enquanto diretor da seguradora do Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj-1992); a opção pela graduação em História (Universidade Federal de Minas Gerais-1971) e posteriormente em Administração (Faculdade de Ciências Administrativas da Universidade de Negócios e Administração-1977); a pós-graduação na Escola Superior de Guerra (1979): o Plano Real (1994): estabilização econômica e o crescimento do mercado de seguro de pessoas; a necessidade de popularizar o vocabulário utilizado no meio do seguro; papel da Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG); o Clube dos Seguradores e Banqueiros; fraude, Projeto Fronteira, fraudes no seguro obrigatório Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT); o combate a fraude através da tecnologia; a relação entre o volume de fraudes pagas e as não pagas; fraudes nos Estados Unidos; a diminuição da incidência de fraudes no Brasil através da implantação do disque-denúncia; a cooperação entre o Estado e as Seguradoras: o Pátio Legal; crítica a estrutura da Polícia Militar; prova indiciária (análise do processo de fraude); breve panorama de iniciativas de parceria entre a polícia e o mercado de seguros do Rio de Janeiro; transformação da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG) em Confederação; breve histórico da FENASEG; o debate para a transformação em Confederação, exceção seguradores do sul do país; história da Companhia de Seguros Previdência do Sul (1906): a venda para a SulAmérica (1973), sua compra pela Associação dos Profissionais Liberais Universitários do Brasil (APLUB-1974), a companhia hoje, a reestruturação (1991); a experiência em agência estatal: o convite, atuação e demissão do Banerj ; considerações positivas sobre a privatização do Banerj (1997); seguro na construção da Linha Vermelha (1992); o governo Collor (1990-1992); o crescimento do mercado de seguro no período de 1964 a 1995; a necessidade de aumentar o faturamento das seguradoras; privatização e quebra do monopólio do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB, hoje IRB Re): centro internacional de resseguros no Rio de Janeiro; o papel do IRB no cenário atual; a formação do profissional do seguro; papel da FUNENSEG; novos desafios ao mercado de seguro: a responsabilidade social, o Código de Ética (2006) e a popularização da linguagem usada pelo mercado.