Manuel Sebastião Soares Póvoas

Manuel Sebastião Soares Póvoas

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por ser considerado um ator fundamental para o resgate da história do seguro no Brasil.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 4/12/2006
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Manuel Sebastião Soares Póvoas
Nascimento: 16/4/1927; Alcocheta; --; Portugal;

Formação: Economia e Direito.
Atividade: Superintendente de vida e previdência da Bradesco. Fundador da Aida portuguesa-Associação Internacional de Direito dos Seguros. Diretor e depois presidente do grêmio de seguradoras (Fenaseg portuguesa). Superintendente-geral da sul América Seguros. Diretor e presidente do conselho superior da Associação Nacional da Previdência Privada - Anapp.

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Christiane Jalles de Paula;

Transcrição: Denis Nascimento Vilela;

Conferência da transcrição: Anna Carolina Costa;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Christiane Jalles de Paula;

Companhias de seguro;
Econometria;
Previdência privada;
Seguros;
Sul América Seguros;

Entrevista: 04/12/2006

Dados pessoais; origem portuguesa e infância nos arredores de Lisboa; os filhos; primeiros estudos; a ida para Lisboa; graduação em economia e finanças (Faculdade de Finanças e Economia); o aprendizado de econometria; entrada no mercado de seguros; a Inspecção-Geral de Créditos e Seguros; breves comentários sobre o mercado de seguros em Portugal (décadas de 1940 e 1950); o convite de Pinto Magalhães; a experiência na Companhia de Seguro Mutualidade; o convite de Agnelo Apuzzo; a influência de Antônio Martins; a formação em direito; participação no I Congresso Mundial da Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA), a fundação da seção portuguesa da AIDA; fundação por Ângelo Mário Cerne da seção brasileira da AIDA; o Grêmio dos Seguradores; a vinda para o Brasil; a entrada na Sul América; o convite de Leonídio Ribeiro; a ida para São Paulo e o papel de Rony Lírio; atuação na Superintendência Geral; previdência privada e a atuação no projeto Sul América, Atlântica-BoaVista e Bradesco; a Lei 6.435; a ERISA; a atuação no Conselho Superior da ANAPP; a composição da previdência privada fechada da Bradesco Previdência; Nilton Molina; João José de Souza Mendes; os convites para conferencista em Madri; os métodos de atuação do Bradesco; Antônio Carlos de Almeida Braga; Ararino de Oliveira; Bradescor; Amadeu Aguiar; Mário Petrelli; a campanha de lançamento da Vida e Previdência; o fracasso inicial do produto com os corretores; a equipe do Vida e Previdência; a distribuição pela rede bancária do Bradesco; o Sistema Nacional de Previdência e Assistência (SINPAS); modelo previdenciário americano (Three Legs System); o sistema previdenciário chileno; o papel da SUSEP; a defensoria do segurado; breve relato sobre o seguro e a Constituição de 1988; o lobby do mercado de seguros na Assembléia Nacional Constituinte de 1987-1988; Emenda Constitucional n° 40; Emenda Constitucional nº 47; a Lei Complementar nº 109; a ANAPP; a Academia Nacional de Seguros e Previdência; perspectivas para o ramo da Previdência Privada; a Associação Internacional do Direito do Seguro; confiança e seguro; o papel regulatório do Estado.