Manuel Sebastião Soares Póvoas

Entrevista

Manuel Sebastião Soares Póvoas

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por ser considerado um ator fundamental para o resgate da história do seguro no Brasil.
Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 4/12/2006
Local(ais):
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Duração: 1h50min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Manuel Sebastião Soares Póvoas
Nascimento: 16/4/1927; Alcocheta; --; Portugal;

Formação: Economia e Direito.
Atividade: Superintendente de vida e previdência da Bradesco. Fundador da Aida portuguesa-Associação Internacional de Direito dos Seguros. Diretor e depois presidente do grêmio de seguradoras (Fenaseg portuguesa). Superintendente-geral da sul América Seguros. Diretor e presidente do conselho superior da Associação Nacional da Previdência Privada - Anapp.

Equipe

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Christiane Jalles de Paula;

Transcrição: Denis Nascimento Vilela;

Conferência da transcrição: Anna Carolina Costa;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Christiane Jalles de Paula;

Temas

Companhias de seguro;
Econometria;
Previdência privada;
Seguros;
Sul América Seguros;

Sumário

Entrevista: 04/12/2006

Dados pessoais; origem portuguesa e infância nos arredores de Lisboa; os filhos; primeiros estudos; a ida para Lisboa; graduação em economia e finanças (Faculdade de Finanças e Economia); o aprendizado de econometria; entrada no mercado de seguros; a Inspecção-Geral de Créditos e Seguros; breves comentários sobre o mercado de seguros em Portugal (décadas de 1940 e 1950); o convite de Pinto Magalhães; a experiência na Companhia de Seguro Mutualidade; o convite de Agnelo Apuzzo; a influência de Antônio Martins; a formação em direito; participação no I Congresso Mundial da Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA), a fundação da seção portuguesa da AIDA; fundação por Ângelo Mário Cerne da seção brasileira da AIDA; o Grêmio dos Seguradores; a vinda para o Brasil; a entrada na Sul América; o convite de Leonídio Ribeiro; a ida para São Paulo e o papel de Rony Lírio; atuação na Superintendência Geral; previdência privada e a atuação no projeto Sul América, Atlântica-BoaVista e Bradesco; a Lei 6.435; a ERISA; a atuação no Conselho Superior da ANAPP; a composição da previdência privada fechada da Bradesco Previdência; Nilton Molina; João José de Souza Mendes; os convites para conferencista em Madri; os métodos de atuação do Bradesco; Antônio Carlos de Almeida Braga; Ararino de Oliveira; Bradescor; Amadeu Aguiar; Mário Petrelli; a campanha de lançamento da Vida e Previdência; o fracasso inicial do produto com os corretores; a equipe do Vida e Previdência; a distribuição pela rede bancária do Bradesco; o Sistema Nacional de Previdência e Assistência (SINPAS); modelo previdenciário americano (Three Legs System); o sistema previdenciário chileno; o papel da SUSEP; a defensoria do segurado; breve relato sobre o seguro e a Constituição de 1988; o lobby do mercado de seguros na Assembléia Nacional Constituinte de 1987-1988; Emenda Constitucional n° 40; Emenda Constitucional nº 47; a Lei Complementar nº 109; a ANAPP; a Academia Nacional de Seguros e Previdência; perspectivas para o ramo da Previdência Privada; a Associação Internacional do Direito do Seguro; confiança e seguro; o papel regulatório do Estado.
Para enviar uma colaboração ou guardar este conteúdo em suas pesquisas clique aqui para fazer o login.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
Praia de Botafogo, 190, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
Horário da sala de consulta: de segunda a sexta, de 9h às 16h30
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2009. Todos os direitos reservados