Mario Pederneiras de Faria

Entrevista

Mario Pederneiras de Faria

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por ser considerado um ator fundamental para o resgate da história do seguro no Brasil.
Forma de Consulta:
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Tipo de entrevista: Temática
Entrevistador(es):
Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 22/9/2006
Local(ais):
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Duração: 1h41min

Dados biográficos do(s) entrevistado(s)

Nome completo: Mario Pederneiras de Faria
Nascimento: 2/11/1939; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: 2º Grau.
Atividade: Corretagem de seguros aeronáutico.

Equipe

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Christiane Jalles de Paula;

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Anna Carolina Costa;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Anna Carolina Costa;

Temas

Companhias de seguro;
Exército;
Instituto de Resseguros do Brasil;
Seguros;

Sumário

Entrevista: 22.9.2006

Origem familiar, primeiros estudos, bolsista da Columbia University (NY/EUA) e ingresso no Exército Brasileiro (1959); trabalho no escritório do Estado Maior das Forças Armadas, seleção para curso no Rio Branco (Itamaraty), desilusão com a carreira militar e primeiras experiências profissionais no mercado segurador (Helio Figueiredo Corretores de Seguros); passagem pela Administradora Nobre de Seguros e fundação de sua primeira firma, a Inter Corretores de Seguros (1970); contato com seguradoras londrinas; início da atividade de resseguro prestando consultoria para a VASP (1970), a garantia RETA e as especificidades do seguro aeronáutico; a regulamentação do mercado segurador com a instituição do Decreto-Lei 73 (1966); a Lloyd Corporation londrina como centro das operações de seguros; o entrevistado como um intermediário entre o IRB e as empresas seguradoras; exemplos de operacionalização, riscos e tipos de cobertura do seguro aeronáutico; o caso dos Mamonas Assassinas (1996), acidente com as companhias American Eagle e Trip e a função da garantia RETA; José Lopes de Oliveira na presidência do IRB (1970-1979): a distinção entre seguro marítimo e aeronáutico e a criação da Comissão de Tarifação de Riscos Aeronáuticos (CTRA); autonomia das operadoras aéreas para se segurarem, o entrevistado como um underwriter (subescritor de risco) do seguro aeronáutico e a experiência na CTRA (1977-1982); a disregulation (abertura) dos transportes aéreos norte-americanos (1975); acidente envolvendo um exemplar Bandeirantes, da Embraer, na Flórida (EUA), audiência pública do caso; intermediação do IRB entre as companhias nacionais e as estrangeiras, e a atual abertura do IRB para negociação direta no exterior; o funcionamento da CTRA; prática do leasing; conseqüências do atentado de 11 de setembro de 2001 para o mercado de seguro aeronáutico; lançamento do DC-10 fabricado pela MacDonnell Douglas (1971), e sua falha na pressurização das portas (causa de acidentes): em Chicago e Paris; criação da Inter Assessoria Aeronáutica (1977); aprendizado da carreira de corretor na prática; presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro por três mandatos; breve comentário sobre a corrupção no meio do seguro.

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