Mario Pederneiras de Faria

Mario Pederneiras de Faria

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por ser considerado um ator fundamental para o resgate da história do seguro no Brasil.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 22/9/2006
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Mario Pederneiras de Faria
Nascimento: 2/11/1939; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: 2º Grau.
Atividade: Corretagem de seguros aeronáutico.

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Christiane Jalles de Paula;

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Anna Carolina Costa;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Anna Carolina Costa;

Companhias de seguro;
Exército;
Instituto de Resseguros do Brasil;
Seguros;

Entrevista: 22.9.2006

Origem familiar, primeiros estudos, bolsista da Columbia University (NY/EUA) e ingresso no Exército Brasileiro (1959); trabalho no escritório do Estado Maior das Forças Armadas, seleção para curso no Rio Branco (Itamaraty), desilusão com a carreira militar e primeiras experiências profissionais no mercado segurador (Helio Figueiredo Corretores de Seguros); passagem pela Administradora Nobre de Seguros e fundação de sua primeira firma, a Inter Corretores de Seguros (1970); contato com seguradoras londrinas; início da atividade de resseguro prestando consultoria para a VASP (1970), a garantia RETA e as especificidades do seguro aeronáutico; a regulamentação do mercado segurador com a instituição do Decreto-Lei 73 (1966); a Lloyd Corporation londrina como centro das operações de seguros; o entrevistado como um intermediário entre o IRB e as empresas seguradoras; exemplos de operacionalização, riscos e tipos de cobertura do seguro aeronáutico; o caso dos Mamonas Assassinas (1996), acidente com as companhias American Eagle e Trip e a função da garantia RETA; José Lopes de Oliveira na presidência do IRB (1970-1979): a distinção entre seguro marítimo e aeronáutico e a criação da Comissão de Tarifação de Riscos Aeronáuticos (CTRA); autonomia das operadoras aéreas para se segurarem, o entrevistado como um underwriter (subescritor de risco) do seguro aeronáutico e a experiência na CTRA (1977-1982); a disregulation (abertura) dos transportes aéreos norte-americanos (1975); acidente envolvendo um exemplar Bandeirantes, da Embraer, na Flórida (EUA), audiência pública do caso; intermediação do IRB entre as companhias nacionais e as estrangeiras, e a atual abertura do IRB para negociação direta no exterior; o funcionamento da CTRA; prática do leasing; conseqüências do atentado de 11 de setembro de 2001 para o mercado de seguro aeronáutico; lançamento do DC-10 fabricado pela MacDonnell Douglas (1971), e sua falha na pressurização das portas (causa de acidentes): em Chicago e Paris; criação da Inter Assessoria Aeronáutica (1977); aprendizado da carreira de corretor na prática; presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro por três mandatos; breve comentário sobre a corrupção no meio do seguro.