Miguel Junqueira Pereira II

Miguel Junqueira Pereira II

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por ser considerado um ator fundamental para o resgate a história do seguro no Brasil.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 27/9/2006
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Miguel Junqueira Pereira
Nascimento: 10/4/1927; Taquari; RS; Brasil;

Formação: Academia Militar das Agulhas Negras (Aman); Escola de Comando e Estado Maior do Exército (Eceme); Administração de Empresas.
Atividade: Diretor do Gboex;vice-presidente da Fenaseg; presidente do Sindicato das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Resseguros, no Estado do Rio Grande do Sul; presidente do Conselho de Administração da Cia. de Seguros Previdência do Sul.

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Christiane Jalles de Paula;

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Anna Carolina Costa;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Anna Carolina Costa;

Educação;
Exército;
Instituto de Resseguros do Brasil;
Seguros;

Entrevista: 27.9.2006
Transição da carreira militar para o mercado de seguros: do Quartel General do III Exército para o Grêmio Beneficente de Oficiais do Exército (GBOEX) (1967) e primeiras experiências profissionais; aprendizado para ser um profissional do mercado segurador; seguro como "coadjuvante" da economia nacional: relação entre distribuição de renda, poder público e funcionamento do mercado segurador no Brasil; observações sobre a importância da Educação para conscientização e melhoria da sociedade brasileira; interesse público e privado no mercado segurador e iniciativas nesse sentido: a experiência do Rio Grande do Sul; criação do Seguro por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) (1974); situação do Mercoseguro e variações entre o mercado de seguros nacional e internacional; crítica ao descaso na regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal e implicações para as pequenas e médias empresas; breve panorama do mercado segurador do Rio Grande do Sul; atuação da Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG), do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re) e da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); a FENASEG ontem e hoje; relação entre empregadores e empregados e entre Estado e empresariado no setor de seguros; regulação do mercado de seguros no Brasil; criação das ouvidorias pelas seguradoras; negociação da Companhia de Seguros Previdência do Sul (PREVISUL) e o mercado para as pequenas e médias empresas; crítica do entrevistado ao sistema de eleição dos deputados brasileiros.