Renato de Andrade Lessa

Renato de Andrade Lessa

Entrevista realizada no contexto do projeto “Cientistas sociais de países de Língua Portuguesa: histórias de vida”, com financiamento do Programa de Cooperação em matéria de Ciências Sociais para os países da comunidade de Língua Portuguesa (Programa Ciências Sociais CPLP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto teve vigência de dois anos (2008/2009). Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Helena Maria Bousquet Bomeny
Karina Kuschnir
Data: 4/11/2009
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Renato de Andrade Lessa
Formação: Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1976); Mestre (1987) e Doutor (1992) em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Realizou estágios de Pós-Doutorado na American University (Washington, DC) (1994); na Universidade de Lisboa (2004) e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris).
Atividade: É professor de Teoria Política da Universidade Federal Fluminense desde 1978, tornando-se, em 1994, Professor Titular. É igualmente Professor Titular de Teoria e Filosofia Política do IUPERJ. Desde 2005 preside o Comitê Gestor do Programa de Cooperação em Ciências Sociais para os Países da CPLP, do Ministério da Ciência e Tecnologia. É também Presidente do Comitê Gestor do Programa Pró-África, a partir de julho de 2009.

Transcrição: Julia Ribeiro Aguiar ;

Conferência da transcrição: Julia Lanzarini;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque; Bernardo de Paola Bortolotti Faria;

Sumário: Ítalo Rocha Viana;

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil;
Ciência política;
Ciências Sociais;
Comunidade dos Países de Língua Portuguesa;
Congressos e conferências;
Formação acadêmica;
Formação escolar;
Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj);
Intercâmbio científico e tecnológico;
Intercâmbio cultural;
Moçambique;
Portugal;
Universidade Federal Fluminense;

Entrevista: 04.11.2009

Relação do Brasil com os demais países de língua portuguesa: as primeiras iniciativas; os Congressos Luso-Afro-Brasileiros de Ciências Sociais, com sua primeira edição em 1990; a importância de Boaventura de Sousa Santos na criação destes encontros; a participação e relevância do Iuperj nestes congressos, especialmente no de 1998, realizado em Maputo; a atual desconsideração quanto a este tipo de evento; perspectivas futuras para os Congressos Luso-Afro-Brasileiros de Ciências Sociais; o Desenvolvimento de programas de cooperação entre o Brasil e os demais países de língua portuguesa; a ida a Maputo em 1998, por ocasião do congresso; a vinda de alunos moçambicanos para o Brasil; a atuação brasileira para a integração com os países africanos; a criação e a atuação do Pró-África - Programa de Cooperação Temática em matéria de Ciência e Tecnologia; as estruturas universitárias de Moçambique e Angola e a visita a estes países pelo Pró-África; o programa Ciências Sociais CPLP; o contato com Portugal; primeira ida à Portugal com fins acadêmicos; Manuel Villaverde Cabral e a proposta de integração do Iuperj no International Social Survey Programme (ISSP); as estruturas universitárias de Coimbra, Porto e do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE); a relação com o Instituto de Ciências Sociais (ICS), da Universidade de Brasília; aproximação com a Universidade Nova de Lisboa; Brasil e Portugal em perspectiva comparada: a atual formação acadêmica; diferenças na educação secundária entre Brasil e Portugal; a grande quantidade de sociólogos formados em Portugal e no Brasil; as estruturas das pós-graduações; aAssociação Portuguesa de Sociologia; a relação do Brasil com os demais países de língua portuguesa: as Influências intelectuais; as transformações através do contato lusófono; comentários acerca da obra de Fernando Gil; a importância dos intelectuais Manuel Villaverde Cabral e José Machado Pais; a nova divisão intelectual do trabalho e suas consequências; comentário acerca do livro de Fernando Gil: Tratado da evidência; a influência do professor Luis Castro Farias e do livro Tristes trópicos na formação do entrevistado; a formação secundária e acadêmica do entrevistado; a graduação em História da UFF; a influência do professor Manuel Maurício de Albuquerque; a ida para as Ciências Sociais; o estágio no CPDOC; o mestrado e o doutorado no Iuperj: a orientação de Wanderley Guilherme dos Santos; o livro A invenção republicana; a influência dos livros Politics of Vision, de Sheldon S. Wolin, do Ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber e do A grande transformação, de Karl Polanyi; um balanço sobre as Ciências Sociais hoje; a queda no nível de formação intelectual; a transformação na concepção de cientista social; a crescente profissionalização das Ciências Sociais; comparação de gerações; ampliação do acesso nas universidades; a atual produção científica; o projeto, do Iuperj, de criação de um Observatório dos países de língua portuguesa; a ideia de fundação de uma associação luso-afro.