Roque de Barros Laraia

Roque de Barros Laraia

Entrevista realizada no contexto do projeto “Cientistas sociais de países de Língua Portuguesa: histórias de vida”, com financiamento do Programa de Cooperação em matéria de Ciências Sociais para os países da comunidade de Língua Portuguesa (Programa Ciências Sociais CPLP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto teve vigência de dois anos (2008/2009). Para ter acesso à transcrição e ao vídeo da entrevista clique aqui.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em vídeo disponível na Sala de Consulta do CPDOC e trechos no portal.

Celso Castro
Karina Kuschnir
Data: 28/10/2008
Caxambu ; MG ; Brasil

Nome completo: Roque de Barros Laraia
Nascimento: 15/9/1932; Pouso Alegre; MG; Brasil;

Formação: Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1959), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1972).
Atividade: Professor emérito da Universidade de Brasília, membro do Conselho Nacional de Imigração, professor titular da Universidade Católica de Goiás, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, membro do corpo editorial das Revistas Dados, Tellus, Ciência e Cultura, Habitus e Estudios Del Hombre. Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em etnologia indígena.

Levantamento de dados: Celso Castro;Karina Kuschnir;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Celso Castro;Karina Kuschnir;Helena Maria Bousquet Bomeny;Arbel Griner;

Transcrição: Maria Izabel Cruz Bitar;

Conferência da transcrição: Juliana Athayde Silva de Morais;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque; Ítalo Rocha Viana;

Sumário: Paula Ramos Lousada Rocha;

Antropologia;
Assuntos familiares;
Atividade profissional;
Darcy Ribeiro;
Florestan Fernandes;
Formação profissional;
Gilberto Freyre;
História;
História de vida;
Museu Nacional;
Universidade Federal de Minas Gerais;

Entrevista: 28.10.2008

Origens familiares; a formação escolar; lembranças da família; a experiência como jornalista: o trabalho nos periódicos A Hora e O Esporte (década 1950); a graduação em História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); o ingresso na primeira turma de Especialização em Antropologia Social do Museu Nacional (1960); comentários acerca das contribuições de Roberto Cardoso e Darcy Ribeiro para a Antropologia brasileira: a difusão das Antropologias Social e Cultural (década de 1950); o exercício da Antropologia durante a Ditadura Militar; o impacto do início do curso de pós graduação em Antropologia no Museu Nacional; experiências no campo; a conciliação da vida profissional e familiar; opinião acerca da publicação de diários de campo; a primeira expedição; Antropologia, uma disciplina; Antropologia e Etnologia; Antropologia política e de denúncia; a importância da tradição oral indígena; o sucesso de Cultura: um conceito antropológico (1986); personagens marcantes em sua trajetória: Eduardo Galvão e Noel Nutels; o ataque de Darcy Ribeiro a Antropologia brasileira e o seu rompimento com o Museu Nacional; a nova geração da Antropologia; a relação com Florestan Fernandes; breve comentário acerca da influência de Gilberto Freyre para a Antropologia na década de 1960; o contato com antropólogos estrangeiro; as dificuldades enfrentadas pelos antropólogos para se fazer estudos fora do Brasil; opinião acerca da qualidade da formação dos alunos graduandos de Antropologia atualmente; breve análise acerca da questão territorial que envolve a região Raposa Serra do Sol.