Sérgio Viola

Sérgio Viola

Entrevista realizada no contexto do projeto "Funenseg - 35 anos", na vigência com o contrato entre o CPDOC/FGV e a Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg), entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. O projeto visa à realização e tratamento de cerca de 40 (quarenta) horas de entrevistas de caráter histórico e documental sobre a história da Fundação Escola Nacional de Seguros (Funenseg). A escolha do entrevistado se justificou por ser considerado um ator fundamental para o resgate a história do seguro no Brasil.
Entrevista em texto disponível para download.
Entrevista em áudio disponível na Sala de Consulta do CPDOC.

Christiane Jalles de Paula
Fernando Lattman Weltman
Data: 29/9/2006
Rio de Janeiro ; RJ ; Brasil

Nome completo: Sergio Viola
Nascimento: 13/3/1939; Rio de Janeiro; RJ; Brasil;

Formação: Ciências Atuariais.
Atividade: Diretor do IRB;diretor da Bradesco Seguros; superintendente técnico de seguros da Sasse - CIA. Nacional de Seguros Gerais;vice-presidente executivo da Assurê Corretora Internacional de Resseguros.

Levantamento de dados: Christiane Jalles de Paula;Fernando Lattman-Weltman;
Pesquisa e elaboração do roteiro: Christiane Jalles de Paula;

Transcrição: Lia Carneiro da Cunha;

Conferência da transcrição: Anna Carolina Costa;

Técnico Gravação: Marco Dreer Buarque;

Sumário: Anna Carolina Costa;

Companhias de seguro;
Correção monetária;
Economia;
Fundação Escola Nacional de Seguros;
Inglaterra;
Instituto de Resseguros do Brasil;
Legislação;
Mercado;
Ministério da Previdência e Assistência Social;
Previdência privada;
Seguros;
Universidade Federal do Rio de Janeiro;

Entrevista: 29.09.2006
Informações pessoais, início da carreira na área de seguros no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB-Brasil Re) (1959) e o ingresso no curso de Ciências Atuariais da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1962); experiência no IRB: os cursos de especialização, primeiro cargo de chefia e admissão no concurso público como técnico (1962); experiência na Federal de Seguros S/A (1975 - 1978): como diretor da empresa e atuação da estatal no mercado segurador, efeitos da correção monetária e a aplicação do Decreto-Lei 73 / 66 a partir de 1985, breve história da instituição, relação com o Ministério da Previdência e Assistência Social à época; a ausência de diretrizes políticas do governo para o IRB para a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) durante a passagem do entrevistado pelo Instituto; transformações no mercado de seguros de vida: a queda do seguro individual, as apólices em grupo como alternativa, a questão do risco para segurados e seguradores e os planos de previdência privada; experiência na sucursal londrina do IRB como gerente adjunto (1978); dificuldades enfrentadas pelo IRB na relação com os seguradores e com o resseguro londrinos; fim das operações do IRB em Londres e a necessidade de participação do resseguro brasileiro no mercado internacional; o papel do IRB ontem e hoje para o mercado de seguros nacional e a defesa da abertura da empresa; os limites da presença do Estado no mercado segurador; as dificuldades enfrentadas pelas pequenas empresas seguradoras; início das atividades como corretor de seguros; consultor da Assurê Corretora de Seguros e necessidade de abertura do mercado de seguros no Brasil; o papel da Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG) na formação do profissional da área; atuação como professor.