INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Perspectivas culturais sobre a dominação financeira da economia e das organizações

Silvio Eduardo Alvarez Candido

ORCID: 0000-0002-5275-6577. seacandido@ufscar.br

Nas últimas décadas, assistimos a rápidas transformações na dinâmica das economias capitalistas de todo o mundo. Importantes autores das Sociologias Econômica e das Organizações Contemporâneas buscaram interpretá-las a partir de olhares que enfatizam a importância das relações culturais e de poder na construção dos processos econômicos. A maioria desses autores associa as mudanças a alterações na dinâmica de acumulação decorrentes da desregulamentação dos mercados, que possibilitaram a sobreposição do setor financeiro sobre os ditos produtivos da economia e uma apreciação da valorização do capital via mercado financeiro em detrimento da via industrial. As obras indicadas sistematizam discussões sobre como esses processos se desdobraram e quais foram suas consequências organizacionais e para o trabalho, oferecendo um bom "atalho" para a compreensão dos nossos dias.

MANAGED BY THE MARKETS. How finance re-shaped America
Gerald F. Davis. New York, NY: Oxford University Press, 2009. 304 p.

Na obra, o professor Gerald Davis, da Universidade de Michigan, oferece uma análise compreensiva dos processos de financeirização dos Estados Unidos a partir dos anos 1980, abordando como eles afetaram empresas, bancos, o Estado e os cidadãos. A análise dessa ampla reorganização do país não é importante apenas por si só, mas pela sua enorme influência sobre outras partes do globo, sendo um excelente ponto de partida para o assunto.

DECIFRA-ME OU TE DEVORO: O Brasil e a dominação financeira
Roberto Grün. São Paulo, SP: Alameda, 2015. 346 p.

Em outro livro abrangente, o professor Roberto Grün aborda as formas específicas como as finanças se impuseram culturalmente na sociedade brasileira. Sua análise passa pelas oscilações da cultura econômica com as transformações políticas e pelas transformações dos modelos de empresa nas últimas décadas, culmina na interpretação da governança corporativa como espaço central da dominação financeira e deságua na análise das ambíguas relações dos governos petistas com as finanças.

MARKETS ON TRIAL: The economic sociology of the U.S. financial crisis.
Michael Lounsbury & Paul M. Hirsch (Orgs.). Bingley, UK: Emerald Books, 2010.

Nesta relevante obra, apresentada em dois volumes, alguns dos principais autores das Sociologias Econômica e das Organizações Contemporâneas são mobilizados para construir interpretações e recomendações alternativas às dos economistas para a crise financeira de 2008. As análises de eventos dramáticos associados à crise são particularmente reveladoras dos fundamentos culturais das múltiplas formas de racionalidade social, historicamente construídas, que dão base para o funcionamento dos mercados financeiros.

THE VANISHING AMERICAN CORPORATION: Navigating the hazards of a new economy
Gerald Davis. Oakland, CA: Berrett-Koehler Publishers, 2016. 234 p.

Partindo da afirmação provocativa de que as grandes corporações estão gradualmente desaparecendo das economias desenvolvidas, Davis argumenta que a hegemonia financeira tem enfraquecido os mecanismos de coordenação hierárquicos típicos das grandes empresas e promovido a ascensão de formas de coordenação via contratos comerciais vinculados à realização de projetos e tarefas. Essa tendência se radicaliza com a difusão das plataformas digitais que conduzem à "uberização" dos modelos de negócio dominantes.

ENRICHISSEMENT: Une critique de la merchandise
Luc Boltanski & Arnaud Esquerre. Paris, France: Gallimard, 2016. 672 p.

Aplicando a abordagem pragmática das justificações para contrapor as teorias clássicas do valor, os autores argumentam que a desindustrialização das economias europeias e a ampliação da desigualdade impulsionaram o que chamam de economia do enriquecimento, promovendo a valorização do que é único, raro e antigo. Trata-se de um olhar alternativo sobre as recentes transformações no capitalismo, que busca ensejar críticas que sejam efetivas para moralizar sua dinâmica e controlá-lo.

Creative Commons LicenseThis is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.